A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - Turismo do Alentejo é a entidade responsável pela promoção turística do Alentejo em todos os mercados externos. Constituída em 2004, a Agência de Promoção Turística do Alentejo é uma parceria entre os sectores público e privado, participada pela Entidade Regional de Turismo, por todas as associações nacionais representativas do setor do turismo, por empresas e Câmaras Municipais, sendo financiada por estas e pelo Turismo de Portugal I.P., ao abrigo de um contrato plurianual.
Nos termos desse contrato, a Agência de Promoção Turística do Alentejo elabora e prossegue anualmente o "Plano de Promoção e Comercialização do Alentejo”, que engloba a colocação da marca Alentejo, a divulgação do destino e a promoção dos produtos e dos serviços das empresas turísticas da região nos mercados identificados na ET 2027 como importantes para este destino.
Desde a sua constituição, a Agência participa nos principais certames turísticos, efetua campanhas publicitárias da marca Alentejo, organiza ações de promoção inversa, nomeadamente visitas educacionais com jornalistas e visitas de prospeção e de familiarização com Operadores Turísticos, workshop´s e roadshow’s com as empresas, identifica e promove novas oportunidades de negócio, monitoriza a atividade turística na região, no que aos mercados externos diz respeito.
A participação na Agência implica o pagamento de uma quota, cujo montante é definido em função do tipo e dimensão das empresas, bem como da oferta existente em cada município no caso das Câmaras Municipais, permitindo o acesso a um vasto leque de vantagens e destaques nas ações de promoção, assim como figuração destacada em todos os suportes promocionais.